28/08/2024
Na última segunda-feira (26 de agosto), a Diocese de Parnaíba realizou o lançamento do projeto ‘Mulheres em ação: construindo sua história’, da Cáritas Diocesana. A iniciativa foi amparada pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema ‘Fraternidade e Amizade Social’ e lema ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’ (Cf. Mt 23,8).
O projeto foi beneficiado no valor de R$ 30 mil e tem por objetivo promover a qualificação profissional, inserção produtiva e empoderamento feminino, proporcionando transformação social a mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade. Serão oferecidos cursos de corte e costura a 60 mulheres de três comunidades de Ilha Grande do Piauí, no litoral do estado.
De acordo com o articulador da Campanha da Fraternidade na Diocese de Parnaíba, diácono Rhuan Silva, o projeto também inclui formação em empreendedorismo, economia solidária e palestras sobre cidadania, saúde e autoestima da mulher: “Aqui elas aprendem na prática a produzirem diversos pontos de costura, cortes, confecção de peças, tudo isso para que possam usar a qualificação como fonte de renda”, explicou.
O bispo diocesano de Parnaíba, Dom Edivalter Andrade participou da cerimônia de lançamento do projeto. Ele destacou que a iniciativa contribui com a redução da pobreza e melhoria da qualificação social para a comunidade: “Estamos felizes com essa conquista que irá proporcionar a superação das desigualdades sociais nestas comunidades. Com o projeto, essas mulheres poderão se profissionalizar, adquirir capacitação técnica e se inserir no mercado de trabalho”, falou.
Confira abaixo a matéria sobre o lançamento do projeto realizada pela TV Costa Norte, afiliada da TV Cultura em Parnaíba.
Fraternidade e amizade social
A cada ano, a CNBB relaciona os projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade à temática da Campanha da Fraternidade vigente. Neste ano, tendo a campanha refletido sobre o tema “Fraternidade e Amizade Social”, o objetivo foi selecionar e apoiar projetos que contribuam para “despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos” (Objetivo Geral da CF 2024).
O edital do Fundo Nacional de Solidariedade define três eixos para a distribuição de recursos. Neste ano, o Eixo 1 está voltado para projetos de reconstrução do tecido social através de iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro. Na primeira reunião, 16 projetos com essa proposta foram contemplados.
O Eixo 2 atenderá projetos de apoio e integração social de migrantes, refugiados e povos tradicionais. Dentre as iniciativas avaliadas, 7 foram aprovadas para este eixo.
Já o Eixo 3 é voltado para projetos de socorro emergencial aos mais vulneráveis da sociedade e de promoção e geração de emprego e renda. Na primeira avaliação, o Conselho Gestor escolheu 19 projetos deste eixo.
Fonte: CNBB NE4
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.