No último sábado, 30 de agosto, a Diocese de Parnaíba celebrou com grande alegria a Romaria Jubilar dos Catequistas, um encontro marcado pela oração, formação, espiritualidade e comunhão fraterna.

Com o tema “Catequistas com a Mãe da Divina Graça – Romeiros da Esperança”, o evento integrou a programação do Ano Jubilar da Esperança e contou com momentos significativos para fortalecer a missão dos catequistas em nossas comunidades.

A manhã teve início no Centro de Qualificações Janete de Moraes Sousa, com acolhida das caravanas, oração, animação e duas catequeses. A primeira, conduzida pelo Mons. Carlos Seixas, refletiu sobre “O Catequista: Peregrino da Esperança no Caminho da Fé”. Já a segunda foi ministrada pela professora Sully Lopes, com o tema “Maria, Estrela da Esperança: modelo para o Catequista”.

Na parte da tarde, os catequistas participaram da terceira catequese, conduzida pelo Pe. Raimundo José, que abordou o tema “O Abraço da Misericórdia: Indulgências no Jubileu”. Além disso, diversos sacerdotes estiveram disponíveis durante o dia para o sacramento da Confissão, proporcionando aos fiéis um momento de reconciliação e encontro pessoal com a misericórdia de Deus.

Em seguida, os catequistas se dirigiram em peregrinação do Entroncamento Pedra do Sal/Ilha Grande até o Santuário Mãe dos Pobres, onde, em clima de oração e devoção, concluíram a caminhada.

O ponto alto do dia foi a Santa Missa de encerramento, presidida por Dom Edivalter Andrade, bispo diocesano, que destacou a importância dos catequistas como testemunhas de esperança e missionários a serviço da Palavra. Em sua homilia, Dom Edivalter lembrou:

“Esses candidatos devem receber a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica para serem solícitos comunicadores da verdade da fé e tenham maturado uma prévia experiência de catequese”

Durante a celebração, também foram acolhidos os 12 candidatos ao Ministério de Catequista, representantes dos quatro zonais da Diocese, que iniciarão um itinerário formativo rumo à instituição no próximo Tempo Pascal.

Candidatos acolhidos ao Ministério de Catequista

🔹 Zonal Norte I

  • Ângela Maria de Araújo – Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Camurupim)
  • Jaciara Delfino Gomes Ferreira – Paróquia Nossa Senhora de Fátima
  • José de Ribamar da Paz Araújo – Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Parnaíba)

🔹 Zonal Norte II

  • Maria das Graças Vieira Amaral – Paróquia São João Batista (Cocal dos Alves)
  • Mônica Rodrigues Sousa – Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Murici dos Portelas)
  • Maria do Socorro Gomes – Paróquia Santa Dorotéia (Joaquim Pires)

🔹 Zonal Sul I

  • Edileusa de Jesus Sampaio dos Santos – Paróquia São José (São José do Divino)
  • Maria Gardênia dos Santos Nascimento – Paróquia São Francisco (Lagoa de São Francisco)
  • Maria das Graças Ferreira – Paróquia Nossa Senhora dos Remédios (Piripiri)

🔹 Zonal Sul II

  • Janiele Alves de Sousa – Paróquia São Gonçalo (Batalha)
  • Raimunda da Costa Barbosa – Paróquia Santa Luzia (Luzilândia)
  • Maria da Luz Castro Oliveira – Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Madeiro)

A Romaria Jubilar dos Catequistas foi, assim, um verdadeiro sinal de unidade e de renovação vocacional, reafirmando a missão daqueles que, com dedicação e entusiasmo, semeiam a fé em nossas comunidades.

Que Maria, Mãe da Divina Graça, continue a interceder por todos os catequistas de nossa Diocese, sustentando-os na missão de formar discípulos missionários.

Clique aqui e acesse todas as fotos da Romaria Jubilar dos Catequistas