Com o tema “Encaminhamentos para a vivência do ministério de catequistas no Regional Nordeste 4” e com a seguinte inspiração bíblica: “Não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho quando nos explicava as escrituras?”, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 4, realizou a 17ª Assembleia Regional de Catequese.

Coordenadora da ABC no Regional Nordeste 1, Maria Erivan (Foto: Ryan Andrade/CNBB)

O evento aconteceu no Centro de Treinamento Arquidiocesano Padre Tony Batista, em Teresina-PI, de 20 a 22 de setembro e foi assessorado pela coordenadora da Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 1 (Ceará), Maria Erivan. Também se fizeram presentes o coordenador regional da comissão, padre Estêvão Prondi e o arcebispo metropolitano de Teresina, dom Juarez Marques Sousa da Silva, que é membro da Comissão para a ABC da CNBB.

O arcebispo metropolitano de Teresina e membro da Comissão para a ABC da CNBB, Dom Juarez Marques participou da assembleia. (Foto: Ryan Andrade/CNBB)

Segundo dom Juarez, a assembleia foi um momento oportuno de encontro, avaliação e planejamento da caminhada dos catequistas: “O encontro nos motivou a vivenciarmos em nossas comunidades uma catequese que nos insira na plenitude da vida cristã e nos faça crescer na santidade e na comunhão com a Igreja para colhermos os frutos de uma verdadeira conversão”, falou.

Santa Missa no 2º dia do evento. (Foto: Ryan Andrade)

A assessora da assembleia, Maria Erivan, destacou que os catequistas devem ter a preocupação de estar atentos às palavras do Papa Francisco, assim como às orientações dos bispos e do pároco: “Todos nós catequistas devemos nos lembrar que somos exemplo de vida e de inspiração para nossos catequizados. Por isso, é necessário que procuremos conhecer a fundo a Palavra, a doutrina e as diretrizes da Igreja”, disse.

Catequistas durante formação no 2º dia da assembleia. (Foto: Ryan Andrade/CNBB)

O coordenador regional da ABC, padre Estêvão, lembrou que o Espírito Santo de Deus é a chama que fortalece a vocação dos catequistas: “Num mundo marcado por tantos conflitos, negação de Deus e relativização da fé, nós catequistas, temos um papel desafiador de levar os ensinamentos da Palavra e da Igreja ao mundo. Procuremos no Espírito Santo de Deus o entusiasmo e a perseverança para seguirmos na missão”, sugeriu.


Fonte: CNBBNE4