Aconteceu, de 25 a 27 de outubro, na Diocese de Parnaíba, o Encontro Regional de Liturgia. Com o tema “Música litúrgica, espaço litúrgico, vestes litúrgicas e gestos e posturas” e lema “Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações.” (At. 2,42), o encontro foi assessorado pelo especialista em Música Litúrgica e Direito Canônico e perito da Comissão Nacional de Liturgia da CNBB, padre Jayder Oliveira dos Santos.
Participaram representantes de todas as dioceses do Regional Nordeste 4, incluindo coordenadores de liturgia, música ou canto litúrgico, cerimoniários, acólitos, coroinhas, religiosas, etc. O evento contou com a participação do bispo de Bom Jesus do Gurgueia e referencial para a Pastoral Litúrgica no regional, dom Marcos Tavoni, e do bispo de Parnaíba, dom Edivalter Andrade.
Após o sucesso do encontro anterior, realizado na Arquidiocese de Teresina, onde foram aprofundados os estudos sobre a nova tradução do Missal Romano e a Carta Apostólica Desiderio Desideravi, o evento deste ano teve como objetivo principal a continuidade da formação litúrgica dos participantes.
Dom Marcos Tavoni explicou que o encontro de 2024 foi fundamental para a vivência da comunhão e da unidade da Igreja no que diz respeito à liturgia: “Estamos trabalhando os temas relacionados à nova edição do Missal Romano. No ano passado focamos mais nos ministros ordenados e as suas funções na liturgia. Este ano, nós priorizamos o aspecto mais periférico, ou seja, aqueles que estão no entorno do altar, que colaboram com o ministro ordenado.”, falou.
De acordo com o padre Jayder é necessário que os diversos atores engajados na Pastoral Litúrgica tenham a compreensão de que sua missão passa pelo bom entendimento daquilo que a Igreja celebra, ou seja, o mistério de Cristo: “Foi um momento muito significativo para a caminhada pastoral no regional, pela expressão de unidade, de aprofundamento de temas importantes, onde fomos convidados a recordar elementos teológicos, litúrgicos, observar critérios pastorais a partir dos documentos da Igreja, da instrução geral do missal romano, dos livros litúrgicos de maneira geral e etc.”, destacou.
Durante o evento, dom Marcos Tavoni, comunicou que o padre Vespasiano de Carvalho Rosa Sobrinho, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Dirceu Arcoverde (Diocese de São Raimundo Nonato), foi escolhido para integrar a Comissão Regional, como assessor de Liturgia. O anúncio foi feito pelo bispo na santa missa de encerramento e envio, na tarde deste domingo (27).
Matéria: CNBB NE4
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.